Infográfico • A música como voz
Infográfico produzido para a Jornalismo Júnior, empresa júnior de jornalismo vinculada à ECA-USP. Publicação original aqui.
Ilustrar a linha do tempo das músicas de protesto no Brasil foi um processo de muito aprendizado. A concepção visual e produção dos textos* foram feitas em conjunto e tive a tarefa de executar o resultado final as tomando como base.
A ideia era se utilizar de tipografias e elementos visuais que evocassem o sentimento de luta e liberdade, mas também a noção do disruptivo e proibido.
Permanece durante toda a leitura o visual do papel rasgado, como referência às tentativas de arrancar fora o teor político da arte produzida durante os quase 60 anos retratados no infográfico. As correntes simbolizam a prisão mas também a continuidade pois ligam as décadas do início ao fim. Por fim, a escolha do vermelho veio pelo simbolismo da violência a qual essas canções respondiam, e também para provocar um sentimento de urgência.
Durante a produção, quis experimentar diferentes formatos na diagramação, alocando os textos entre as silhuetas das imagens. O desafio foi manter essa escolha sem prejudicar a legibilidade, já que os espaços eram muito irregulares. Foi como um jogo de encaixar as peças.
*Fui responsável pela escrita das seções das décadas de 80 e 90.